30/10/2012

As Crônicas de Gelo e Fogo - A Guerra dos Tronos [Resenha]


A Guerra dos Tronos Capa

Título: As Crônicas de Gelo e Fogo - A Guerra dos Tronos
Autor: George R. R. Martin
Assunto: Fantasia Medieval, Guerra, Sobrenatural
Ano de lançamento: 2010
Formato: 24 x 17 cm
Origem: EUA (1996)
Páginas: 592
Editora Leya

Sinopse

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.

A Guerra dos Tronos

Assim como acontece com um filme de grande sucesso adaptado a partir de um livro os olhares de muitos leitores se voltaram para a série que inspirou  o seriado Game of Thrones, um grande sucesso de público e crítica do canal HBO. Inspirado nas Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin, a série de TV toma emprestado o nome do primeiro livro da saga literária, intitulado A Guerra dos Tronos.

Para quem acompanhou a série na TV o livro guarda poucas surpresas. A equipe de produção fez um brilhante trabalho ao adaptar fielmente mais de 500 páginas de história em 10 episódios de uma hora na televisão. Obviamente que há algumas diferenças entre o livro e o programa da HBO, mas elas são poucas e não devem causar a revolta dos fãs da obra original, como acontece em alguns outros casos.

No entanto, algumas situações são mais bem desenvolvidas no livro de Martin, como as intenções dos irmãos do Rei Robert, o drama de Lady Catelyn ao ver seus filhos, marido, irmãos e pai correndo sérios perigos e  as relações entre os senhores e suas casas vassalas.

A divisão dos capítulos do livro é feita pelo nome do personagem principal daquele núcleo da história, e são várias histórias paralelas ocorrendo ao mesmo tempo. Em alguns momentos a leitura se torna um pouco cansativa por conta disso, mas vale a pena insistir um pouco, pois conforme o livro vai chegando ao seu fim os personagens vão atingindo pontos cruciais de suas jornadas, fazendo o que uma boa série sempre faz, seja ela de TV ou literária: deixar o leitor morrendo de curiosidade esperando pelo próximo capítulo, e isso George Martin  executa muito bem em A Guerra dos Tronos.

"Na Guerra dos Tronos ou você ganha ou você morre."

A Guerra dos Tronos Winter Is Coming

As Crônicas de Gelo e Fogo x O Senhor dos Anéis

A comparação de As Crônicas de Gelo e Fogo com O Senhor dos Anéis é quase inevitável: ambas são séries de fantasia "capa e espada" que começaram sua carreira de sucesso nos livros e migraram para as telas, só que uma foi para a TV e a outra para o cinema ( e ambas têm o ator Sean Ben no elenco, e em ambas ele intrepreta um personagem importante que morre antes do fim da trama!). Quem já leu Tolkien sabe que esse autor é muito detalhista na construção e descrição do universo da Terra Média (e isso é muito, muito maçante). George Martin é bem mais econômico (graças aos antigos e aos novos deuses!), mas não menos eficiente, na descrição de Westeros, das Terras para-lá-da-muralha e do Território das Cidades Livres.

O tom das histórias também é bem diferente. Na obra de Tolkien a história é mais leve, mais fantástica e heróica, quase infantil comparado as matanças, sexo e intrigas políticas da obra de Martin. Se um livro pudesse crescer e se tornar adulto, A Guerra dos Tronos seria a versão adulta da jornada de Frodo para queimar o anel.  


Iron Throne A Guerra dos Tronos


Um comentário:

  1. A jornada de Frodo para queimar o anel! kkkkkkk... Com o Sam, né?
    Adorei seu jeito de escrever, estou seguindo!
    Eu tb tenho um blog literário, se quiser dar uma olhada será super bem vindo!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir