05/12/2011

Top 5 motivos para ler Watchmen

-->
*Atenção, esse post contém spoilers sobre o filme e a HQ em questão.

1 -É a única história em quadrinhos presente na lista dos melhores livros de todos os tempos da revista TIME

Watchmen Panini


Watchmen é a única história em quadrinhos presente na lista dos 100 melhores livros de todos os tempos da revista TIME. Não que essa lista deva ser tomada como referência absoluta para literatura de qualidade (por exemplo, eles só consideraram para a eleição histórias escritas originalmente em língua inglesa e publicadas a partir de 1923), mas é notável que tenham tido a coragem de inserir uma HQ nessa lista, provavelmente causando a revolta de leitores mais conservadores ao comparar clássicos da literatura com algo de "baixo nível" ou "coisa de criança" que é como os quadrinhos ainda são vistos por muitas pessoas, mas é sem dúvida uma amostra da qualidade e da importância da obra de Alan Moore.


2 - Diferenças entre filme e quadrinho

Watchmen Panini


Apesar do filme ter tentando ser fiel a história contada nas HQs sempre haverá diferenças entre a adaptação e o material original, e com Watchmen não é diferente. A diferença mais latente entre a HQ e o filme é, sem dúvida, a maneira como o "vilão" da trama consegue atingir seus objetivos (o alienígena na HQ e as "bombas Manhattan" no filme), mas há outras coisas que foram alteradas, cortadas ou que entraram como material extra, como Os Contos do Cargueiro Negro (que foi lançada como animação em um DVD separado) e a morte do Coruja original (cena cortada na versão de cinema do filme) que merecem ser conferidas na fonte original.


3 - A obra prima entre tantas obras-primas

Watchmen Panini


V de Vingança, A Liga Extraordinária, Do Inferno, Tom Strong, Batman: A Piada Mortal, entre outras (incluindo ótimas fases com Lanterna Verde e Super-homem, até coisas menos conhecidas como Promethea e Lost Girls), são todas obras do velho bruxo barbudo e, apesar de ter escrito tantas histórias de  qualidade, Watchmen (de 1986) ainda consegue ser sua obra-prima até hoje.


4 - Marcou o início da Era Moderna dos Quadrinhos

Watchmen Panini


Ao lado de O Cavaleiro das Trevas de Frank Miller (embora os dois autores tenham visões políticas e artistas completamente opostas), Watchmen marcou, ou melhor, consolidou o uso de tramas mais adultas nos quadrinhos, usando principalmente os contextos político e social como pano de fundo para a histórias de sujeitos que usam fantasias para combater o crime. A dicotomia entre o bem e o mal foi deixada de lado e os vilões e heróis passaram a atuar em grandes áreas cinzas, onde o certo e o errado são uma questão de ponto de vista. Depois dessas obras as histórias de super-heróis começaram a abordar temas mais "realistas".


5 - Relançamento da Panini

Watchmen Panini


Watchmen foi relançada em 2009 pela Editora Panini em duas versões (um volume único em capa dura e em dois volumes em capa cartão), aproveitando o buzz gerado pela lançamento do filme. Nos EUA a HQ conseguiu atingir o topo das graphic novels mais vendidas mesmo após 20 anos de seu lançamento original! No Brasil a edição esgotou alguns meses após o seu lançamento, tornando-se um item raro (e caro!) de colecionador. Mês passado a Panini relançou Watchmen nas livrarias, dando mais uma chance para quem ainda não a tem em sua estante.


0,5 - Ganhará sequências!

Depois de anos engavetado finalmente o projeto para novas histórias com os personagens de Watchmen ganham força e parecem que verão a luz do dia. Alan Moore, que há anos não trabalha mais para a DC e fez questão de que tirassem o seu nome de todas as adaptações cinematográficas de suas obras, não estará envolvido no projeto, o que só gera desconfiança quanto a qualidade das histórias. O Coruja resume o sentimento dos fãs de Watchmen em relação a essa atitude caça-níquel da DC...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...